Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

22º

Caxias do Sul

Aberto até

21h

Prata Social

Prata social

Somos um dos mais antigos empreendimentos locais e compreendemos que auxiliar nossa sociedade a se solidificar faz parte de nossa história.
Aqui, registramos algumas de nossas ações em prol de uma sociedade melhor.

Papai Noel do Prataviera Shopping visita o Centro de Convivência Mãos Solidárias

No dia 12 de dezembro de 2016, o Papai Noel do Prataviera Shopping participou da confraternização de fim de ano do Centro de Convivência Mãos Solidárias. O Bom Velhinho tornou o evento encantador, distribuiu pirulitos e outras guloseimas para as crianças e adolescentes, atendidos pela instituição.

O Centro de Convivência Mãos Solidárias, localizado na Rua Barrão do Amazonas, 3792, Bairro Diamantino, em Caxias do Sul, atende crianças e adolescentes de 06 a 15 anos, que estão em situação de vulnerabilidade e risco pessoal e social, contribuindo para a garantia de direitos e formação de pessoas conscientes e solidárias. Desta forma, são oferecidos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos por meio de vivências lúdicas e culturais. Conta também com oficinas de: teatro, capoeira, dança, musicalização e educação motora.

 
 

Dia das Crianças com a SOS Vida

Para comemorar o Dia das Crianças o Prataviera trouxe, no dia 11 de outubro, as crianças da Associação SOS Vida do SCFV Sagrado Coração, para uma tarde divertida no shopping.

Com o objetivo de nos aproximarmos da comunidade caxiense, buscamos a parceria com uma instituição que cuida de crianças em vulnerabilidade social, para proporcioná-las uma experiência que visava resgatar o lado bom da infância.

As crianças com idade entre 06 e 13 anos assistiram uma contação de histórias com personagens, feita pela autora Ione Grillo e ainda cantaram e dançaram com a cantora convidada Isabela Terra Aguiar.

A ação contou com a parceria da Visate, que possibilitou o transporte das crianças. Além disso, também tivemos o apoio da Doce Docê e do Super Mercado Dacopel, que  juntas proporcionaram o lanche para a integração das crianças. 
 
A soma de todos os esforços resultou em uma ação muito gratificante. Ficamos muito felizes em inserir o Prataviera na realidade das crianças. 
 
 

Outubro Rosa: Exposição Fotográfica “Amor pela Vida” - CAPC

Entre os dias 14 e 21 de outubro, o Prataviera Shopping recebeu a exposição fotográfica “Amor pela Vida”, realizada pela CAPC - Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer. A atividade integra a ação mundial Outubro Rosa, sendo este, o mês da conscientização do câncer de mama.


 

Os retratos de 10 mulheres com idades diferentes, mostram que mesmo após a doença ser diagnosticada, o amor pela vida e a auto estima devem prevalecer. A mostra traz registros de mulheres dignas de nosso respeito, carinho e admiração, que já superaram a doença e outras que ainda estão em tratamento Oncológico.

A ação, que já está na sua 5a edição, tem como objetivo reconhecer a determinação dessas guerreiras em vencer a doença, e fazer com que elas sirvam de exemplo as demais mulheres da sociedade na luta contra o câncer. Visa motivar, conscientizar e incentivar a importância do auto exame e dos exames periódicos, pois o diagnóstico precoce é o nosso maior aliado.

 

Implantação de iluminação por led contrubui para o meio ambiente

O Prataviera Shopping finalizou mais uma etapa de suas obras de revitalização. Desta vez, foram substituídas as tradicionais lâmpadas de HQI pela iluminação em led nos corredores internos e áreas de livre acesso.

A iluminação em led beneficiou o Prataviera com a redução de 79% de energia elétrica e além disso, “o projeto favoreceu a manutenção corretiva e a baixa emissão de calor provocada pelas lâmpadas, o que com certeza traz evidentes benefícios para o meio ambiente” afirma Mirian, Coordenadora Operacional do Shopping.

A iluminação em led já foi instalada em 40% da área total do shopping. Outras ações favoráveis ao meio ambiente também já foram realizadas como a instalação de torneiras acionadas por sensor de movimentos nos banheiros, vasos sanitários com duplo acionamento e abertura de novas janelas possibilitando entrada de luz natural nos corredores internos. 

Evento digital de conscientização na Semana Nacional de Doação de Órgãos e tecidos

O Prataviera Shopping em parceria com o Hospital Pompéia, realizou uma ação digital voltada à importância de declarar-se doador de órgãos e tecidos, além de entrega de material informativo, no térreo do Shopping, com profissionais do Hospital para que as pessoas pudessem  tirar suas dúvidas a respeito da doação.


 

O carro chefe da ação ficou a cargo de um evento no Facebook chamado “Dia para declarar-se doador de órgãos”. O intuito do evento foi mostrar ao público que não existe um momento ideal para conversar com os familiares sobre o assunto.

 
 
No evento as pessoas puderam conferir informações importantes acerca da fila de espera a nível nacional e estadual, bem como os números de cada órgão necessário. A ação também contou com um depoimento filmado de uma pessoa presente nesta fila que alerta sobre a importância de trazer o assunto às rodas de conversa para desmistificar a doação. 
 
Confira o vídeo clicando aqui

Dia do Idoso

Para comemorar o Dia do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro, o Prataviera Shopping arrecadou donativos que foram doados para a Casa de Repouso São José no período de 18 a 27 de setembro.

E no último dia de doações, 27/07, o shopping reservou espaços especiais para os idosos com aferição de pressão arterial realizada pelos técnicos da Escola de Educação profissional do Hospital Pompéia, sessões de massagem em parceria com a FSG e maquiagem com profissionais do O Boticário.

Ao final, todos os participantes foram presenteados com mudas de flores da Bell Flores e puderam prestigiar a apresentação beneficente do Grupo Yangos Quarteto Instrumental, que foi gratuito e aberto ao público na Praça de Alimentação, e estava arrecadando alimentos de quem quisesse contribuir.

Show beneficente da Yangos Quarteto Instrumental

O Prataviera Shopping promoveu o encerramento das suas ações em comemoração ao Dia do Idoso com o show beneficente da Yangos Quarteto Instrumental. A apresentação foi gratuita e aberta ao público. Na ocasião, foram arrecadados donativos para a Casa de Repouso São José. 

Com o objetivo de enaltecer a música sul-americana como um todo, a Yangos, dos músicos Tomás Savaris, Rafael Scopel, Cristiano Klein e César Casara, exploraram sonoridades que transitam por milongas, chacarreiras e valsas, chegando aos clássicos tangos da música portenha.

Casa de Repouso São José recebe donativos

O último domingo, 29, foi dia de visitar a Casa de Repouso São José e levar todos os donativos recolhidos durante a semana de ações alusiva ao Dia do Idoso.

Mais de 300 itens foram entregues entre agasalhos, roupas de cama e alimentos para os cerca de 30 idosos que a casa atende.

A tarde teve ainda o show da Yangos Quarteto Instrumental e, além das doações, os idosos foram presenteados com mimos do O Boticário e uma mudas de flor.

A Casa de Repouso São José cuida de idosos que foram abandonados ou encontrados em vulnerabilidade e é administrada por Lúcia Santos de Oliveira.

Descarte corretamente seu Raio X

O Prataviera Shopping é parceiro do Banco de Olhos de Caxias do Sul e abriga um posto de coleta permanente de exames de raio-x no 3º andar do shopping.  

Junte todos aqueles raio-x que não tem mais utilidade para você e traga-os para o ponto de coleta do Prata. Todos os materiais coletados são destinados à entidade que atende pessoas carentes de todas as faixas etárias com problemas de visão.

Segundo o presidente do Banco de Olhos, Dionysio Giazzon, “além de colaborar com o descarte correto do material, a renda obtida com a venda dele é revertida em ações como consultas oftalmológicas, aquisição de armações de óculos e lentes, além de subsidiar alguns custos com transplantes de córneas do Banco de Olhos.”

Sorrisos de Chocolate

Entre os dias 14 e 20 de abril o Prataviera Shopping realizou a ação “Sorrisos de Chocolate” por meio de um quiz game no Facebook. A iniciativa, tinha como grande objetivo fazer com que os três maiores pontuadores, realizassem uma doação de chocolates e roupas para a Escola de Educação Infantil Criança Feliz, representando o Prataviera.

                         

A ação teve um resultado muito positivo, pois comprovou que o essencial da páscoa não são os chocolates, mas sim o espírito de solidariedade.

Saiba mais sobre a Escola:

A Escola de Educação Infantil Criança Feliz é do bairro Fátima Baixo, porém, após passar por nove alagamentos em 2013, foi transferida para o bairro São José, até que um novo prédio seja construído. A instituição atende 75 crianças de dois a seis anos de idade.

Um dos ganhadores do quiz foi Landel Colloda. Ele participou da entrega conosco e compartilhou aqui como foi essa experiência: 

"Se tem uma palavra que resume a tarde, é "incrível"! Como é bom ver aquele brilho nos olhos das crianças, fazer parte daquela felicidade simples e sincera, traduzida e compartilhada pelos tantos abraços recebidos. O ato era de doação, mas os que saíram mais enriquecidos com certeza fomos nós. Poder fazer parte diretamente vendo e sentindo cada um dos sorrisos, participando da mágica das brincadeiras e histórias da Páscoa, poder perceber que atitudes que parecem tão simples pra nós são tão importantes e fazem toda diferença para alguém, ah, isso não tem preço! Pude perceber pelo exemplo da Escola Infantil Criança Feliz que sim, a educação é a chave pra mudar o futuro. E um ambiente de aconchego e de respeito aos valores é sim a base para essa educação. Parabéns à equipe da escola que tanto se esforça para educar pessoas de valor, e parabéns a toda equipe do Prata que organizou esse evento com tanta dedicação em cada detalhe. E, é claro, obrigado pela chance de participar de tudo isso. Espero que hajam mais oportunidades desse tipo! Abração a todos!" 

                            

Saúde é o que Interessa

O Prataviera Shopping realizou no dia 30 de abril, a ação “Saúde é o que Interessa” em comemoração ao dia Mundial da Saúde (07/04) e o dia Mundial da Voz (16/04). Que ocorreu no segundo andar do shopping, buscando informar sobre cuidados com a saúde em geral.

Durante a ação, as pessoas que passaram pelo térreo do shopping foram convidadas a participar das atividades, como aferição de pressão com alunos do Curso Técnico de Enfermagem da Escola Pompéia bem como orientações da saúde em geral; avaliação da voz (triagem vocal) e dicas para manter a boa saúde vocal com Fonoaudiólogos e  ao final foram entregues mini maçãs para todos que participaram incentivando a criação de hábitos saudáveis.  

Campanha do Agasalho

O Prataviera Shopping participa todos os anos da Campanha do Agasalho de Caxias do Sul. O ponto de coleta das doações encontra-se sempre no térreo do shopping durante o mesmo período que ocorre a campanha na cidade. E é muito bacana afirmar que o shopping recebe muitas doações diariamente.

Nesta edição, foram coletadas 1.418 peças de roupas que serão destinadas para a FAS, que faz a distribuição das doações.

Fique atento nas próximas Campanhas do Agasalho da cidade e lembre-se que você poderá fazer suas doações aqui no Prataviera Shopping, bem no centro da cidade.

Para Poder Abraçar

A pequena Raíssa Victória, de 4 anos de idade, sofre com uma doença rara na pele que a impossibilita de ser abraçada. 

Essa doença tem uma opção de cura, por meio de células tronco, que está em teste na Faculdade de Minesotta nos Estados Unidos. A cirurgia custa cerca de um milhão e meio de dólares e para ajudá-la, o Prataviera Shopping participou da ação “Para Poder Abraçar”, que busca arrecadar fundos para o procedimento cirúrgico.

A família encontrou uma forma de arrecadar este valor, que é com a venda de livros e camisetas. A Revistaria e Cafeteria Prazer de Ler do shopping abraçou essa causa e comercializou estes itens para ajudá-la.

Inclusão Social

Quem frequenta o Prataviera sabe que o shopping possui um banheiro exclusivo para deficientes físicos. Ter essa estrutura para pessoas portadoras de necessidades especiais fora dos banheiros feminino e masculino é muito importante. Isso porque, com sua existência, é possível que o acompanhante da pessoa possa auxiliar se for preciso, independente do seu gênero.

Além disso, o Prataviera também conta com rampas para acesso facilitado aos cadeirantes, elevadores com botões acompanhados dos signos em Braile e comunicação auditiva dentro da cabine do elevador, indicando o andar onde o elevador se encontra parado.

Declare-se doador!

Abraço significa carinho, amor e alegria. Com esse gesto, uma equipe da Associação RIMVIVER recepcionou os frequentadores do Prataviera Shopping no dia 25 de setembro. A ação integrou a Semana Nacional de Doação de Órgãos (22 até 28.09) e teve o objetivo de incentivar as pessoas a se tornarem doadoras.

Além disso, integrantes da Escola do Hospital Pompéia estavam no segundo andar, para fazer a aferição da pressão arterial do público que estiver passando pelo Prataviera.

Paralela a essa iniciativa, também ocorreu uma atividade nos semáforos próximos ao shopping. 

O objetivo foi fazer com que as pessoas reflitissem que um doador poderá salvar e tirar da fila de espera até oito vidas, caso sua família autorize a doação de seus órgãos. Por isso, os familiares devem ser avisados sobre o interesse de ser doador. Essa dinâmica já foi aplicada pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Clique na imagem abaixo e veja a reportagem feita pela RBS TV sobre a ação: 

Foram parceiros da ação: a Escola do Hospital Pompéia e a Progressiva Som e Luz.

Desfile Outubro Rosa - 2ª edição

O Prataviera Shopping e Hering Store realizaram a segunda edição do desfile alusivo ao Outubro Rosa.

Como símbolo da participação no movimento internacional de luta contra o câncer de mama, o evento aconteceu no dia 25 de outubro, às 16h no Prataviera Shopping. 

Assim como disse Thiele Danieli, gerente da loja Hering Store: “O evento é uma manifestação de apoio aos pacientes que lutam contra o câncer e um alerta para as mulheres buscarem mais informações sobre a prevenção da doença”.



Entre os modelos da passarela, estavam presentes o trio de Soberanas da Festa Nacional da Uva 2014 e voluntários do Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer (CAPC), que estão recuperando-se do câncer, entre outros.


Foram parceiros do desfile: O Boticário e  Centro de Auxílio às Pessoas com Câncer (CAPC). A animação do evento ficou por conta do DJ Fabrício Mariani.

Apoio cultural - Projeto Videiras de Papel

O Prataviera Shopping apoiou o projeto "Videiras de Papel", financiado pela Lei de Incentivo à Cultura - LIC Municipal.
 
Trata-se do primeiro livro de fotografias do caxiense Severino Julio Schiavo. A obra conta também com a participação da escritora Ione Grillo que contribuiu ao projeto com poesias de sua autoria, como forma de traduzir significados e sentimentos expressos nas fotografias.

 


O projeto tem coordenação editorial e projeto gráfico de Valdir Ben; curadoria de Liliane Giordano; textos de Ione Grillo; revisão de Ivone Justina Polidoro Franco; serviços editoriais, Vânia Bortoletti; editoração eletrônica. Nicole Tasca; gerenciamento de cores, Nicole Tasca e Valdir Ben; produção cultural, Claudio Troian.

1º Passeio Ciclístico #1salva8

O Prataviera Shopping em parceria com a Associação RIMVIVER e a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul realizou o 1º passeio ciclístico #1salva8 em conscientização à importância de se declarar doador de órgãos. A atividade que ocorreu no dia 12 de abril marcou o primeiro ano em que a cidade comemora o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos.

As inscrições, no valor de R$25,00 foram todas revertidas para à Associação RIMVIVER para auxiliar no atendimento às pessoas com insuficiência renal crônica, transplantados e seus familiares.

123 pessoas se increveram dando um show de solidariedade.




Fotos: Luiz Erbes

A iniciativa objetivou fazer com que as pessoas reflitam e entendam que um doador poderá salvar e tirar da fila de espera até oito vidas, caso a família autorize a doação dos órgãos. Por isso, os familiares devem ser avisados sobre o interesse de ser doador.

Também foram parceiros da ação as Secretarias da Saúde, Educação e Esporte e Lazer de Caxias do Sul, Unimed, SAMAE, Visate, Escola Profissional do Hospital Pompéia, Max Muscle, Caleo Bicicletas e Grupos de ciclistas Bike das Colônia, Tribo do Pedal, Gurias no Pedal e Caramanholas.

Campanha do Agasalho 2015 - Calorômetro

A edição 2015 da campanha do agasalho do Prataviera Shopping teve um personagem especial: o calorômetro.

Ele mediu a quantidade de doações. Quanto mais doações, mais alta a temperatura dele ficava. Todas as pessoas que doaram tiveram uma participação especial e importante para fazer a temperatura do calorômetro subir.

As doações foram revertidas para o CAM - Centro de Atendimento ao Migrante e a Casa Brasil (Região Oeste) Serviço de Conveniência e Fortalecimento de Vínculos

Clique para saber mais sobre as instituições: CAM e Casa Brasil.

O ponto de arrecadação ficou localizado no térreo do Prataviera Shopping de 25 de maio a 26 de junho. 

Natal que Vale Ouro

A campanha Natal que Vale Ouro 2015 do Prataviera Shopping foi recheada de presentes!! Isso porque além do shopping contemplar três clientes com o total de 50mil em barras de ouro, ele também entregou doações para três instituições assistenciais vinculadas a ação: Casa do Adolescente, Pio Sodalício Damas da Caridade e a SCAN - Associação Caxiense de Atenção ao Idoso.

No momento em que os clientes depositavam os cupons na urna, além de estarem concorrendo a premiação, eles ainda tiveram a oportunidade de votar em uma das três instituições participantes. Para que, desta forma, elas fossem beneficiadas com doações conforme a necessidade de cada uma. 

A doação foi feita de acordo com o ranking de votações: 

*P
rimeira instituição mais votada – SCAN com 52.8% dos votos - R$ 1.500 em produtos de limpeza;

*Segunda instituição mais votada - Pio Sodalício Damas de Caridade com 31.2% - R$1.000 em cobertores;


*Terceira instituição mais votada - Casa do Adolescente com 15.9% dos votos - R$ 500,00 em leite e jogos pedagógicos.

Saiba mais sobre as entidades assistenciais participantes:

*Casa do adolescente:
Abrigo destinado à proteção e ressocialização de jovens em situação de risco social.

*Pio Sodalício Damas da Caridade:
Entidade filantrópica destinada a apoiar o público carente atendido pelo hospital.

*SCAN – Associação Caxiense de Atenção ao Idoso:
Entidade com foco no público idoso, proporcionando ocupação, reflexão, conscientização, aprendizagem e lazer.

Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos 2016

O Prataviera Shopping, a RIMVIVER - Associação dos Renais Crônicos de Caxias do Sul e a Câmara de Vereadores realizam a segunda edição do Passeio Ciclístico #1salva8. A ação social acontece em comemoração ao Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos e busca conscientizar a população sobre a importância de se declarar doador de órgãos, pois uma pessoa pode salvar até oito vidas. 

O Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos é comemorado no dia 12 de abril. Para reafirmar a importância desta data e convidar para que mais pessoas se declarem doadoras para as suas famílias, foram convidadas algumas personalidades de Caxias do Sul que já se declararam como doadoras para incentivar que mais pessoas façam o mesmo. 

Confira quem são: 

Roberta Mattana:

Rainha e Princesas da Festa Nacional da Uva 2016:

Drica de Lucena:



Vera Caregnato Orsso:



Rodrigo Menegassi:



Frei Jaime Bettega:

Você pode ver todos esses vídeos na página do Facebook do Prataviera Shopping clicando aqui.

Declare-se doador você também!!! Não existe documentação para isso, basta avisar a sua família!

2º Passeio Ciclístico #1salva8 reúne 100 participantes

A segunda edição do Passeio Ciclístico #1salva8 aconteceu na manhã de domingo, 17 de abril, reunindo 100 participantes. A atividade comemorou o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos e buscou conscientizar sobre a importância de se declarar doador de órgãos. 



Toda a renda arrecadada na atividade foi revertida à Associação RIMVIVER, com o intuito de auxiliar no atendimento das pessoas que possuem insuficiência renal crônica, transplantados e familiares. A denominação #1salva8 tem por objetivo fazer com que as pessoas reflitam e entendam que um doador poderá salvar e tirar da fila de espera até oito vidas, caso a família autorize a doação dos órgãos. Por isso, os familiares devem ser avisados sobre o interesse de ser doador.



Entre as atividades do Passeio Ciclístico estava um aquecimento realizado, antes do início do trajeto, pela equipe do Sesc. Também houve degustação de produtos da ATP Suplementos e sorteio de uma bike da Caleo Bicicletas. Além disso, os mecânicos da Beck Bikes ofereceram todo apoio e suporte durante o percurso e a equipe da Faculdade Fátima disponibilizou o serviço de aferição de pressão arterial. O Samae ficou responsável pela distribuição de água aos participantes.


 
Ressalta-se ainda que, certificando a importância da realização do evento, esta segunda edição conquistou uma das cotas do Programa Banco do Brasil de Patrocínio 2016, que avalia critérios de responsabilidade social, valorização dos relacionamentos, criatividade/originalidade, acessibilidade, entre outros.
 
*A ação contou com o patrocínio do Banco do Brasil e o apoio dos grupos de ciclistas: Gurias no Pedal, Bike Das Colônia, Bike Club, Tribo do Pedal e Caramanholas. Já as empresas parceiras foram: Rádio Mais Nova FM, Rádio São Francisco, Visate, Fátima Educação, Faculdade Fátima, Sesc/RS, Caleo Bicicletas, ATP by Flex Nutrition, Samae, Codeca e Beck Bikes.

 

50 caixas de agasalhos para o Lar São Francisco De Assis

A Campanha do Agasalho 2016 do Prataviera Shopping foi um sucesso!! Arrecadamos 50 caixas cheias de doações para o Lar da Velhice São Francisco de Assis.

No dia da entrega das doações, os idosos do lar ainda aproveitaram uma hora de apresentação do saxofonista Adão Léo e da presença de alguns usuários da SCAN - Associação Caxiense de Atenção ao Idoso que dançaram e cantaram junto à eles. 

*Matéria do Jornal Folha de Caxias | Coluna Cidades | Dia 08,09 e 10/07

Ficamos muito felizes com o resultado! Continue entregando as suas doações no ponto de coleta do Prataviera! Todo o ano escolhemos uma entidade nova para ser beneficiada!

Se quiser saber mais detalhes da entrega no lar, veja em nosso blog clicando aqui.

Campanha do Agasalho do Prata beneficia o Lar da Velhice São Francisco de Assis

O Calorômetro do Prataviera Shopping está de volta para mais uma edição da Campanha do Agasalho. Desta vez, a ação beneficia o Lar da Velhice São Francisco de Assis. Entre as maiores necessidades do lar estão: meias, pantufas, blusões, toalhas, cobertores, travesseiros e pijamas.


O Calorômetro continua fazendo parte da campanha, medindo o nível das doações recebidas. Durante o período de arrecadação, as doações podem ser vistas na “Sala Quente”, espaço criado no 1º andar do shopping para expor as doações recebidas. Além disso, o local sedia encontros entre idosos da Associação Caxiense de Atenção ao Idoso (SCAN), que trasferiu as aulas de artesanato para o shopping, com a intenção de confeccionar mantas e outras peças quentinhas para contribuir com a campanha.

As doações podem ser feitas até o dia 18 de junho, no horário de funcionamento do shopping: das 9h às 21h, de segunda a sábado. Mais informações por meio das redes sociais Facebook e Instagram - pratavierashopping e SnapChat - pratavierashop.