Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

23º

Caxias do Sul

Aberto até

21h

Tatuagens Efêmeras é um ensaio formado por dez fotos que foi realizado para o Desafio Virtual – Tema Livre do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, agraciado com o primeiro lugar, que pode ser conferido no primeiro andar do Prataviera Shopping.  
 
A ideia foi fazer um ensaio onde a sensualidade fosse presente, porém, não óbvia. O resultado é este: fotografias onde o olho do observador procura, primeiro, entender a imagem, ou como ela foi feita e, depois, o leva a perceber a nudez. O corpo da modelo é a tela para a composição da fotografia e não o foco do trabalho. 
 
O título é contraditório em si. Tatuagens, o resultado da arte de gravar imagens na pele, são permanentes, nunca efêmeras.  Mas, a técnica de fotografar, usando projeção sobre um corpo nu, quebra este paradoxo e cria a possibilidade de se registrar, em imagens, o que não é desejável que seja permanente. Com o objetivo de dar ao ensaio um tom delicado, foram fotografados antigos guardanapos de crochê para compor a projeção sobre a pele.  
FOTOS CARLA TESSARI
 
Efêmero significa de pouca duração. Assim é o momento do “clic” fotográfico, que dura segundos e não se repete.  Porém, a fotografia que dele resulta resiste ao tempo e registra o que nem sempre a memória consegue guardar.
 
Texto escrito por Carla Tessari.

Deixe o seu comentário