Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

23º

Caxias do Sul

Aberto até

21h

Hoje é dia 31, último dia do mês de outubro, e faltam apenas dois meses para o ano de 2013 acabar. O que quero abordar na nossa coluna Pop não são todas aquelas queixas de final de ano, ou até mesmo as esperanças para o ano novo que está por vir, mas sim usar este último dia de outubro para lembrar da grande campanha que percorreu diversos cantos de nosso país neste mês inteiro: O Outubro Rosa.

Podemos perceber que a todos os anos a forma como a campanha vem sendo desenvolvida está cada vez mais criativa e informativa, pois o câncer de mama pode ser identificado por um simples autoexame e o objetivo da campanha é levar essa informação para dentro das casas do povo brasileiro. Uma das formas de abordagem usada este ano é também muito elogiada foi na novela de horário nobre da Rede Globo, Amor à Vida, onde a atriz Carol Castro que protagoniza a advogada Sílvia Bueno luta contra o câncer, Castro além de levar a mensagem do autoexame, também mostra o quanto a doença também está atingindo jovens, ao contrário do que até então era de conhecimento popular.

Mas vamos aproveitar todos esse enredo e lembrar das celebridades que lutaram contra o câncer nos últimos tempos.

Angelina Jolie

Talvez o caso recente mais notório, Jolie trouxe o tema de volta à tona ao anunciar que havia feito uma decisão radical: depois que soube que corria o risco de ter câncer de mama, a atriz se submeteu a uma mastectomia dupla preventiva, para eliminar as possibilidades de ser acometida.

A revelação de Angelina pegou o mundo de surpresa e levantou polêmica, já que muitas mulheres sentiram a necessidade de fazer a mesma cirurgia mesmo sem ter a propensão a desenvolver câncer. De qualquer forma, o caso da mulher de Brad Pitt ajudou a trazer o assunto novamente para os holofotes.

Sharon Osbourne

A apresentadora e esposa do roqueiro Ozzy Osbourne também passou por uma mastectomia dupla, pelo mesmo motivo de Angelina: a identificação de um gene que aumenta a possibilidade de ocorrência da doença. E justamente por já ter enfrentado um problema semelhante, Sharon não quis arriscar.
"Tive câncer antes e não queria viver sob aquela nuvem: eu decidi remover tudo", contou à revista "Hello!" da Inglaterra, em 2012.

Sheryl Crow

A cantora norte-americana de country-rock descobriu que tinha câncer de mama em 2006. Após cancelar uma turnê, passou por cirurgia e sessões de radioterapia. Depois de curada, Sheryl disse que o diagnóstico precoce a fez escapar da quimioterapia.

Jane Fonda

A atriz, duas vezes vencedora do Oscar, identificou um tumor no seio durante um exame de rotina em 2010. Passou por uma mastectomia, em novembro do mesmo ano, quando se recuperou da doença. No programa de TV 'Oprah's Next Chapter' ', ela disse: "Foi um bom teste, porque eu sempre disse que eu não tenho medo de morrer. Eu quero dizer: eu senti que eu apenas me juntei a uma família de milhões de mulheres que passaram por isso".

Elba Ramalho

 

A cantora descobriu um câncer no seio esquerdo em 2010, durante exames de rotina. Ela passou por uma cirurgia para a retirada do nódulo e fez radioterapia.

Brigitte Bardot

Ela descobriu que tinha câncer de mama entre 1983 e 1984. No início relutou a fazer o tratamento, pois acreditava que era seu destino. Uma amiga convenceu-a a iniciar o tratamento que a deixou curada. Ela tem hoje 78 anos.

Cynthia Nixon

Famosa por sua atuação na série "Sex and The City", a atriz foi diagnosticada com a doença em 2006. Após passar por mastectomia e radioterapia, ela se livrou da doença. Só tornou pública a doença em 2008. Hoje, Cynthia é ativista e luta a favor da prevenção do câncer de mama.

Kylie Minogue

A cantora australiana passou por dois médicos para descobrir um nódulo em sua mama esquerda, em 2005. Passou por uma mastectomia parcial e fez três anos de quimioterapia e radioterapia até ficar curada.

Deixe o seu comentário