Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

22º

Caxias do Sul

Aberto até

21h

A isotretinoina, mais conhecida pelo nome de Roacutan, tem sido utilizada desde a década de 80 para tratamento da acne severa de diversas idades.
 
Esta medicação apresenta uma série de cuidados a serem observados na sua utilização, mas uma vez prescrita por médicos dermatologistas, tem resultados satisfatórios no combate a acne, dermatite seborreica, rosácea e oleosidade excessiva da pele.
A primeira etapa importante seria a avaliação clínica do paciente, observando testes sanguíneos como colesterol, triglicerideos, função hepática e renal que devem estar normais para iniciar o tratamento. A dose ideal total seria 120 mg/kg distribuídos em diversas tomadas e durante alguns meses. Os cuidados com ressecamento ocular e dos lábios são importantes , pois são os efeitos colaterais mais comuns dos tratamentos. Utilizar géis de hidratação ocular e filtro solar labial é primordial.
 
Uma vez analisados os exames laboratoriais e determinada a dose ideal de tratamento, o paciente inicia a ingestão da medicação sempre após uma refeição e sem utilizar bebidas alcoólicas durante todo o tratamento. A isotretinoina é melhor absorvida com alimentos.
 
Mulheres devem tomar precauções seguras de não engravidar durante o tratamento e até 2 meses após o termino do mesmo pelos riscos de má formação fetal durante a gestação .
 
A duração média do tratamento varia entre 4 a 8 meses. Mas o mais importante é respeitar a dose individual por kilo de peso de cada paciente.
 
Durante todo tratamento necessitamos realizar exames laboratoriais de controle e se houverem variações importantes, a medicação deve ser suspensa.Como a isotretinoina reduz o tamanho das glândulas sebáceas de forma permanente, ocorrerá um ressecamento desejável das áreas de oleosidade excessiva como rosto, tronco e couro cabeludo.
 
Há uma tendência em utilização de doses menores para tratamento de rosácea, rejuvenescimento e oleosidade do cabelo com excelentes resultados e riscos mínimos.
 
A pele se torna homogênea, com redução de poros e de várias cicatrizes de acne. É um tratamento de resultado excelente, de risco variável, porém sempre necessita de um estreito acompanhamento; especialmente dos adolescente com risco de gravidez ou ingestão de bebidas alcoólicas.
 
Durante o tratamento indicamos evitar cirurgias eletivas e lasers de alta potência pela fragilidade da pele e risco aumentado de queloides. Este tratamento tem impactante resultado estético, especialmente em acnes severas que produzem exclusão social.
 

Deixe o seu comentário