Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

22º

Caxias do Sul

Aberto até

21h

Nesta época do ano temos que ficar atentos ao aparecimentos de fungos que podem produzir doenças de pele, unhas e cabelos.

Imagem: http://www.triada.com.br

Na pele, os mais comuns são: a Malassezia, furfur que produz manchas esbranquiçadas e descamativas no tronco e braços(conhecida como micose de verão), e os dermatófitos, que produzem manchas vermelhas com bordas elevadas e com crescimento rápido em qualquer parte do corpo.

As tineas do couro cabeludo tem a peculiaridade de  produzirem queda de cabelos no local da lesão e áreas avermelhadas e descamativas.

Na unhas há infecções por dermatófitos ou cândida e estas se tornam grossas, descamativas e até dolorosas. Há um descolamento das unhas doentes. O diagnóstico é feito por exame micológico direto e cultural das lesões.

O tratamento é realizado por uso de medicações antifúngicas orais e tópicas. A prevenção é feita evitando contato com alicates, lixas de unhas,roupas contaminadas,calçados, águas paradas e piscinas que não tenham o tratamento adequado da água. Animais com perda de pelos também  podem ser portadores de fungos transmissíveis.

Aproveite o verão e cuide-se!

Deixe o seu comentário