Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

22º

Caxias do Sul

Aberto até

21h

A incidência de diabetes tem aumentado no Brasil e no mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) chama a atenção que a causa desse aumento é a adoção de estilos de vida sedentários e hábitos alimentares diferentes.

A OMS estima que cerca de 5 % da população mundial de 20 a 79 anos sofra da doença. Provavelmente esse número seja maior, uma vez que muitos que têm a doença e não sabem.

Diabetes mellitus é uma condição crônica que surge quando o pâncreas se torna incapaz de produzir insulina (diabetes tipo 1) ou quando o organismo não consegue fazer uso adequado da insulina produzida (diabetes tipo 2). Noventa por cento dos casos pertencem ao tipo 2. A obesidade é um fator de risco determinante para o aparecimento de diabetes do tipo 2

Fatores genéticos estão envolvidos em ambas as formas, mas a do tipo 2 se instala preferencialmente na idade adulta e estão ligadas ao excesso de peso, ao sedentarismo e ao consumo de alimentos ricos em gorduras e com de alta densidade energética.

Precisamos estar alertas, e orientar a todos, em especial os obesos a se motivarem para o emagrecimento evitando conseqüências desagradáveis da doença como a perda da visão, doenças cardíacas, AVC, amputações de membros, insuficiência renal e outras.

Sinais e sintomas do diabetes:

Hipoglicemia

Hiperglicemia

Sensação de fome aguda

Dificuldade para raciocinar

Sensação de fraqueza e cansaço muito grande

Suor excessivo

Tremores de extremidades

Taquicardia

Bocejamento

Sonolência

Visão dupla

Confusão que pode evoluir para perda total de consciência, ou seja, coma

Polidisia (muita sede)

Poliúria (muita urina)

Muita fome com emagrecimento

Cansaço

Pele seca

Dor de cabeça

Pode evoluir para náuseas, vômitos, sonolência, dificuldade para respirar e hálito cetonico (adocicado)

 

 

 

Procure ter hábitos saudáveis, assim você só traz benefícios à sua saúde!

Deixe o seu comentário