Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

28º

Caxias do Sul

Aberto até

21h

Melasma são manchas escuras pigmentadas que acometem o rosto e braços especialmente de mulheres jovens. São de origem genética e hormonal e podem iniciar durante uma gestação ou até pelo uso de anticoncepcional.

Imagem: http://peroladecarlos.blogspot.com.br

Existe uma alteração no melanócito que é a célula da pele que produz melanina que fica hiperativado. Desta forma o sol, a claridade e até a luz de residências e escritórios podem ativar a produção de melanina e produzir manchas difíceis de clarear.

 A prevenção se faz pelo uso de filtros solares todos os dias e mais de uma vez ao dia ; e cuidados na utilização de hormônios como contraceptivos no período de verão. A gestação acentua muito a prevalência destas manchas. As gestantes devem evitar ao máximo exposição do rosto ao sol.
 

Imagem: http://feguedes.wordpress.com

Uma vez ocorrendo o melasma deve ser tratado com cremes clareadores e bloqueadores solares.Como tratamentos médicos pode-se realizar peelings superficias e aplicações de alguns laser dérmicos como Fraccional 1540,Pixel,Co2 Fracionado,Nd-Yag 1064 e outros que tem o intuito de remoção do pigmento  de melanina em excesso . Os tratamentos são de melhora parcial e as recidivas são frequentes em função da permanência da célula que produz o pigmento. Várias sessões são necessárias para atenuar as manchas.

A manutanção de cremes clareadores e bloqueador solar após os tratamentos são imperativos, assim como a redução da exposição solar das áreas afetadas para o resto da vida.

Se há histórico familiar a melhor alternativa é a prevenção utilizando filtros solares desde a idade muito precoce evitando queimaduras e lesão destas células melanócitas.

Deixe o seu comentário