Seu navegador está desatualizado!

Atualize o seu navegador para uma melhor visualização do site. Atualizar agora!

X

22º

Caxias do Sul

Aberto até

21h

O Vitiligo é uma doença auto-imune aonde se produz anticorpos que reagem contra as células da pele produtoras de melanina (pigmento que bronzeia a pele). Desta forma existem manchas de despigmentação em diversas áreas do corpo. O diagnóstico de certeza é importante antes de iniciar qualquer terapêutica. Os exames de rotina incluem hemograma, verificação de distúrbios na tireóide, controle das funções do fígado e rim em casos de utilizar medicamentos via oral.

Imagem: http://www.einstein.br/

Deve-se ingerir vitaminas antioxidantes como vitamina C e E e A. O tratamento tópico mais utilizado atualmente é o tacrolimus e pimecrolimus substâncias que tem ação imunológica na pele proporcinando mecanismos de autorregulação e auxiliando na defesa da pele contra os fatores despigmentantes. Desta forma vai ocorrendo a repigmentação progressiva das lesões.

Quando as lesões estiverem controladas devemos iniciar as medidas para repigmentação da perda da cor da pele que consiste em utilizar produtos tópicos como viticromim e exposição solar ou via oral como o trissoralen ou 8-MOP mais exposição solar-método conhecido por PUVA. Estas medicações devem ser administradas por dermatologistas e produzem excelentes resultados. Porém, há cuidados a serem tomados como cuidar da exposição solar ocular (pois pode haver pigmentação de retina ao utilizar estas medicações via oral).

O verão é uma ótima época para se tratar o vitiligo que necessita de exposição ao sol e vida menos estressante.

Imagem: http://www.blogangeloni.com.br/

Deixe o seu comentário